Notícias


Como valorizar seu imóvel usando assoalhos de madeira

Publicado em 25 de Outubro de 2018 às 06:57 AM

Assoalhos de madeira são considerados símbolos de bom gosto e requinte. Mas, além disso, eles têm uma característica muito especial: agregam muito valor ao seu imóvel!
 

Existem vários tipos de piso que podemos usar em nossa casa: taco, laminados, vinílico, cimento queimado, porcelanato, cerâmica. Apesar da variedade de escolha, o assoalho de madeira ainda é o favorito dos brasileiros pela sua aparência e durabilidade.

 

Diante de tantas opções, se você ainda está confuso sobre qual escolher, foque sua atenção nas propostas em madeira. Além de ser o revestimento clássico, a madeira é tendência que segue firme, e que é digna de uma lista eclética de vantagens.

 

A querida do mundo da construção civil arrojada, que tem na história cíclica dos materiais para edificar casas e apartamentos muitas formas de uso, também é muito versátil para assoalhos, ou seja:

 

Com criatividade, bom gosto e senso é possível deixar o assoalho do seu imóvel com ares de modernidade (impressionante) do tipo que gera muita curiosidade aos visitantes e naturalmente elogios de toda ordem.

 

E o que é melhor, promovendo um conforto incomum aos ocupantes do imóvel, porque afinal é isso o que importa antes de tudo, não é mesmo?

 

Importante!

 

Antes mesmo de falarmos um pouco mais sobre o valor dos assoalhos de madeira para seu imóvel, sempre é bom lembrar que:

Todas as madeiras usadas em pisos devem estar dentro dos preceitos da Lei Ambiental, com a devida certificação e licença para comercialização.
 

Sempre verifique se a empresa da qual você está comprando possui uma certificação de madeira de reflorestamento, a natureza agradece!

 

Por que o Assoalho de madeira é o favorito?
 

Quando compramos uma casa ou apartamento, devemos levar em conta não só a parte estética e funcional do espaço mas também a parte financeira da valorização do imóvel. Então vamos ver as vantagens desse tipo de piso?

 

As peças são feitas no modelo “fêmea” e “macho”, na qual elas se encaixam perfeitamente, dando uma durabilidade e qualidade maior;
 

A isolação térmica natural da madeira cria um ambiente mais aconchegante e confortável, com a manutenção do calor necessário no inverno e prazeroso nos dias mais quentes do verão;
 

O piso é hipoalérgico, pêlos de animais e outros detritos que podem ser perigosos não são um problema como é no caso de pisos como o carpete, por exemplo;
 

É um piso versátil que pode ser utilizado em todos os cômodos da casa.

 

Além dessas vantagens, existem dois fatores principais que ajudam a valorizar o seu imóvel.

 

O primeiro, é que, por ser preferido pela maior parte das pessoas, o possível comprador do seu imóvel provavelmente vai querer manter o piso, evitando reformas que geram custos e possíveis danos.
 

O segundo fator, é que esse tipo de piso pode ser lixado, renovando a aparência mesmo depois de anos de uso, o que permite deixar sua casa ou apartamento, sempre de cara nova, e isso é ótimo!
 
Por esses dois fatores principais que ele é uma das melhores escolhas quando pensamos na nossa casa ou apartamento como um investimento.

 

O tipo de assoalho que combina com a sua casa ou apartamento

 

É muito importante escolher o tipo de madeira, cor e textura certos, sempre pensando no espaço em que o piso vai ser utilizado, inclusive tenha atenção a iluminação do ambiente.

 

Existem pisos com muitas tonalidades diferentes, sendo que os claros auxiliam para que o ambiente seja mais iluminado, hoje em dia, fator determinante para economizar energia. O tipo de madeira também influência na textura, que é importante para causar uma boa impressão.

 

Evite misturar muitas texturas porque isso pode não resultar em conforto visual e estético.

 

Se você comprar um assoalho ainda sem verniz, poderá escolher entre fosco ou brilhante, caso o ambiente tenha pouca luz, a melhor escolha é a segunda opção, mas fique avisado que riscos e outros danos também são mais aparentes com esse tipo.

 

Sempre escolha um verniz de alta qualidade pois isso influência também na proteção do piso contra danos. O fosco é indicado para ambientes escuros e aconchegantes.

 

Caso o cômodo tenha outros móveis de madeira, dê preferência ao assoalho de cor diferente, o contraste irá dar um toque maior de charme ao ambiente.

 

A maior parte das pessoas prefere um ambiente onde os móveis são de cores mais escuras que o piso, para que fiquem mais destacados. Caso você prefira piso e móveis da mesma cor, também é possível a utilização de um tapete para criar um contraste.

 

Outra opção bem interessante, é construir todo o ambiente da casa em uma tonalidade e escolher um móvel que crie bastante contraste, fica um luxo!

 

Madeira no banheiro?
 

Sim, e porque não? Se você comprar uma madeira tratada e impermeabilizada, ela pode até mesmo ser usada no banheiro, você vai se surpreender com o efeito.

 

Apesar de ser uma área mais úmida, alguns tipos mais resistentes de madeira podem ser utilizados desde que fiquem fora do box, e com garantias de vida longa.

 

Quando o assunto é escolha de materiais e acabamentos, e não menos importante a decoração da sua casa, você deve pensar a longo prazo, e em evitar reparos constantes.

 

Por isso, deixe a criatividade fluir e tenha calma em cada processo. Avalie cada situação e faça boas escolhas para valorizar seu imóvel dentro do contexto imobiliário.

 

Sempre é bom lembrar…

Avalie as particularidades dos espaços que pretende instalar o piso de madeira;
Certifique-se que a madeira é de boa qualidade e procedência na hora de comprar;
Escolha o piso que melhor harmoniza com o ambiente. Tenha em mente a madeira, cor, textura e verniz que vai utilizar; Considere a relação custo x benefício, e percebe que o assoalho de madeira é financeiramente viável.
 

Não tenha receios em aderir ao assoalho de madeira, contrate um bom profissional, inspire-se em muitos estilos e invista na construção de uma casa confortável e durável.

 

Quando o assunto é decoração, o importante é fazer tudo com amor e carinho para deixar a vida ainda mais bonita!

Voltar